De acordo com uma notícia do Financial Times, que cita fontes dentro da empresa, a Google pode começar a cobrar aos utilizadores pelo acesso a resultados de buscas que usem ferramentas de inteligência artificial generativas.
Fazer com que os utilizadores paguem para aceder a uma qualquer parte do motor de busca será uma estreia para Google que, desde sempre, usou publicidade como a fonte principal de rendimento neste mercado. No entanto, não é uma estreia no que respeita ao pagamento pela utilização de ferramentas de IA. O nivel de serviço AI Premium de uma subscrição Google One custa mais 10 euros que o Premium.
O Financial Times diz que, segundo este plano da Google, a busca tradicional (sem inteligência artificial) continua a ser gratuita e os subscritores do nível de serviço de busca com IA também vão ver publicidade em conjunto com os resultados das buscas retornados pelo modelo Gemini. Isto quer dizer que a publicidade nos resultados de buscas (que valeu à Google 175 mil milhões de dólares no ano passado) pode não gerar receitas suficientes para cobrir os investimentos necessários para ter um motor de busca que funcione com IA. Segundo uma notícia de Reuters, publicada no ano passado, fazer uma busca através de um modelo de IA, como o Gemini, é 10 vezes mais caro do que através do motor de busca tradicional.
Independentemente dos custos, não é claro se os utilizadores estão muito interessados em terem uma IA a “intrometer-se” nos resultados das buscas. Um exemplo disto é o grande investimento que a Microsoft tem feito para integrar IA no motor de busca Bing que não conseguiu fazer com que ficasse mais popular junto dos utilizadores.
A notícia do Financial Times diz que a Google ainda não decidiu se vai ou não implementar o plano pago de buscas com IA, mesmo que as equipas de desenvolvimento estejam a implementar a tecnologia necessária para o fazer.