A oitava edição do TecStorm distinguiu mais quatro projectos de alunos universitários, nas categorias de ‘Conectividade’, ‘Energia’, ‘Saúde’ e ‘Mobilidade Sustentável’. A cerimónia de entrega de prémios (no valor de dez mil euros) aconteceu este fim-de-semana na Fundação Champalimaud, onde também decorreu esta competição.
Na ‘Conectividade’, a ideia vencedora foi a Florensics (na foto), um «sistema para prevenção e combate de incêndios que utiliza IoT para criar uma rede de dispositivos, estrategicamente distribuídos por uma área florestal, para envio de alertas em caso de incêndio».
O Sea2Future, um «veículo marítimo de superfície não tripulado, equipado com motores eléctricos e sistema básico de aquisição de dados que permite patrulhar a costa de forma eléctrica e autónoma» foi o vencedor da ‘Energia’.
Já na ‘Saúde’, o júri deu o prémio ao TechWrap um sistema «composto por um curativo inteligente, equipado com sensores que enviam informações sobre o estado de cicatrização de lesões para uma aplicação que monitoriza as condições de recuperação».
Finalmente, a distinção da ‘Mobilidade Sustentável’ foi para o Parkz uma app com IA que «disponibiliza informações de estacionamento em tempo real, informações sobre carregamento eléctrico e envolvimento gamificado para uma experiência de condução melhorada».
O TecStorm 2024 deu ainda mais dois prémios: o EcoRevive ganhou no ‘Melhor Pitch’ e o Sea2Future no ‘Melhor Protótipo’.