O Grande Auditório de Ciências, no Edifício C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande), vai ser o palco das comemorações dos 113 anos desta entidade de ensino.
O momento vai ficar marcado pela «atribuição de distinções aos melhores estudantes, com o apoio de várias empresas, bem como prémios de reconhecimento a docentes, investigadores e funcionários» e por uma palestra sobre IA e responsabilidade social.
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebe, assim, a investigadora portuguesa Virgínia Dignum (na foto) que, em 2023, foi uma das «38 especialistas eleitas a nível internacional para o Órgão Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial», sublinha a universidade.
Virgínia Dignum apresenta a keynote ‘Além da Onda da IA: Articulando Inovação com Responsabilidade Social’ onde vai falar sobre as capacidades desta tecnologia de «ampliar as capacidades humanas», mas tendo em conta desafios na «educação, no emprego e no viés nos dados».
Nesta sessão, Virgínia Dignum vai «discutir mais em detalhe a necessidade de uma abordagem responsável à inteligência artificial que enfatize a confiança, a cooperação e o bem comum. Assumir responsabilidades envolve regulamentação, governança e consciencialização», lembra a investigadora.
As portas do Grande Auditório de Ciências abrem-se pelas 14 horas e a keynote de Virgínia Dignum começa às 14:40. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, que deve ser feita aqui.