A culpa é da Lei dos Mercados Digitais (DMA) e de uma nova decisão da UE que, ontem, integrou o iPad OS na lista dos gatekeepers, um conjunto de empresas que «determinam as inovações futuras ou a escolha do consumidor e actuam como os chamados “guardiões” entre as empresas e os utilizadores da Internet».
Inicialmente, apenas o iOS fazia parte desta lista, mas a Comissão Europeia decidiu também classificar o sistema operativo do iPad (que acaba por ser uma versão do iOS) como gatekeeper, depois de ter sido alvo de uma análise mais aprofundada.
Como aconteceu com o iOS, em que a Apple foi obrigada a abrir o sistema operativo à instalação de outras lojas de apps, o iPad OS também vai ter de seguir as regras da UE, com a Epic Games a ser uma das primeiras beneficiadas. A editora vai, assim, poder disponibilizar uma aplicação que dá acesso a Fortnite, tal como já tinha anunciado para o iOS.
Today, the European Commission said that iPads will also need to comply with the Digital Markets Act 🙌
We’re moving full steam ahead to bring Fortnite and the @EpicGames Store to iPhones in the EU soon and iPads this year! 🎉 https://t.co/MHh6EGVinC
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) April 29, 2024
Lembre-se que o jogo já esteve na loja de apps da Apple, mas foi retirado pela marca da maçã, por não cumprir as regras de pagamentos de comissões. Na sequência disto, a Epic processou a Apple por conduta anti-concorrencial estrutura, perdeu, mas o tribunal obrigou a que a marca permitisse pagamentos a partir de outras aplicações.
Num post partilhado na rede social X, a Epic Games promete «avançar a todo o vapor» para disponibilizar o jogo Fortnite e a EpicGames Store em todos os «iPhones da União Europeia, em breve, e nos iPads, este ano».