Na semana passada, a Apple abriu a porta aos emuladores de jogos na App Store, mas ressalvou o facto de as aplicações terem de cumprir com as leis de copyright. Os efeitos desta decisão não se fizeram esperar e, poucas horas depois, a primeira app do género – iGBA – estava disponível para download.
Contudo, a presença deste emulador de jogos de Game Boy na App Store não foi muito prolongada. Na verdade, esta app era uma cópia de um outro emulador, o GBA4iOS (de código aberto), criado por Riley Testut, que se queixou no Threads pelo facto de a Apple ter permitido a sua disponibilidade.
«Aparentemente, a Apple aprovou uma imitação do GBA4iOS. Não dei autorização a ninguém para o fazer e, no entanto, está agora no topo dos downloads, apesar de estar cheio de anúncios. Ainda bem que a App Review existe para proteger os consumidores de fraudes e roubos como este…», escreveu o programador.
Na sequência deste post, a Apple retirou o iGBA da loja (apenas estava disponível nos EUA). Este emulador, apesar de não vir com jogos nem de ser possível fazer download dos mesmos na App Store, permitia correr ROMS que tivéssemos descarregado de outros sites – bastava guardá-las na app ‘Ficheiros’, do iOS.