Para já, em Portugal, ainda é obrigatório criar uma conta (ou entrar com um login da Google, Microsoft ou Apple) para usar o ChatGPT, mas, em breve isto vai mudar. Em alguns países, como por exemplo, nos EUA, esta IA já não obriga a fazer login para lhe fazermos perguntas ou darmos prompts de texto.
Contudo, quem quiser, vai poder continuar a usar o ChatGPT com uma conta, uma vez que esta forma de utilização tem vantagens associadas que a versão ‘livre’ não tem. Segundo a OpenAI, um dos contras de usar esta IA sem login tem que ver com a impossibilidade de gravar as conversas que temos e os textos gerados.
Desta forma, a utilização sem login será mais para casos esporádicos em que não vamos precisar de um texto gravado para usar mais tarde. A OpenAI diz ainda que o conteúdo gerado é mais limitado, embora seja bastante vaga sobre estas “fronteiras”.

Em declarações ao site TechCrunch, a empresa diz apenas que haverá «regras específicas para limitar outras formas de conteúdo que podem ser inadequadas para uma experiência sem login».
Ainda assim, nesta «experiência desconectada», como lhe chama a OpenAI, será possível desligar a opção que autoriza o ChatGPT a usar as conversas que tem com os utilizadores para ser “treinado”.