A captura de vídeo de computadores e de consolas foi um dos primeiros produtos da Elgato com o lançamento, em 2012, do Game Capture HD. Este dispositivo ficava ligado entre a consola e o monitor (ou televisor) através de cabos HDMI e tinha uma saída USB para enviar o vídeo e o áudio para um computador onde depois podia ser editado e carregado para serviços de alojamento de vídeo, como o YouTube.
Apesar de não serem os dispositivos mais acessíveis nesta categoria, os produtos da Elgato têm sido um sucesso junto dos streamers e youtubers de videojogos.
Em 2024, a empresa alemã, que em 2018 foi comprada pela Corsair, lança o seu mais recente dispositivo deste género, o Elegato 4K X, que usa exactamente o mesmo sistema: uma entrada e uma saída HDMI e uma ligação USB, neste caso USB-C, para o ligar a um computador e, assim, gravar áudio e vídeo.
O nome deixa uma pista sobre o que consegue fazer: é um dispositivo de captura de vídeo para esta geração de consolas, uma vez que tem HDMI 2.1 e consegue gravar a 1080p (60 a 240 fps) e a 4K (60 a 144 fps). Isto permite-lhe captar conteúdos mesmo em PC com taxas de actualização variáveis, sem perder frames pelo caminho. Obviamente, o Elgato 4K apenas consegue gravar vídeo que não esteja encriptado para tentar limitar a tentação de fazer pirataria de outros conteúdos. Este dispositivo é do tamanho de um pequeno smartphone, feito em plástico preto e tem um único LED na parte frontal para indicar que está a funcionar. À frente também temos uma entrada jack de 3,5 mm para ligar um par de auscultadores, de forma a monitorizar o áudio.
O 4K X funciona em conjunto com um software chamado Elgato 4K Capture Utility, que, como o nome indica, serve para captar o vídeo que passa pelo dispositivo para o gravar num ficheiro no computador. Este software é muito simples e permite começar a gravar com um mínimo de configurações.
Distribuidor: Elgato
Preço: €249,99