Os eAwards estão de volta para premiar o melhor projecto de tecnologia ao serviço da sociedade e tem candidaturas abertas até dia 30 de Junho. Os empreendedores e startups portuguesas que queiram participar têm de concorrer através do site da iniciativa da NTT DATA Foundation.
A 24ª edição procura projectos «em fase avançada de prototipagem, baseados em tecnologias de alto impacto, inovadores, escaláveis e sustentáveis, no sentido de gerar impacto positivo na sociedade». O vencedor nacional recebe um prémio no valor de 10 mil euros e tem a possibilidade de concorrer na final global onde pode conseguir mais 100 mil euros.
A final internacional, que reúne os vencedores dos eAwards dos países participantes da Europa e América Latina, vai decorrer em Outubro, no evento Innovation Week onde serão partilhadas experiências, soluções, e metodologias ligadas à inovação e ao empreendedorismo.
Em, 2023, o vencedor do eAwards Portugal foi o SmartPhotonics, um projecto anticontrafacção para fornecedores de embalagens e etiquetas, que permite aos clientes garantir a autenticidade dos produtos. Além disso, ao longo da existência da iniciativa, dois projectos nacionais já vencerem a final internacional e outros dois receberem uma menção honrosa.