A chegada de várias ferramentas de inteligência artificial aos Galaxy S24 poderiam indiciar que a Samsung estaria a deixar de apostar no assistente de voz Bixby, mas parece que os planos da marca coreana não são bem estes.
Em declarações à CNBC, Won-Joon Choi (director de I&D da Samsung Mobile) disse que a empresa está a «trabalhar arduamente» para reforçar o Bixby com funcionalidades de IA. Isto parece estar em choque com a forma como a marca promoveu os Galaxy S24, com um grande foco nas capacidades de IA, mas sem quase nunca referir o assistente de voz.
Na verdade, os Galaxy S24 acabam por ter como base as capacidades de inteligência artificial da Google, em concreto o Gemini Nano – há várias ferramentas iguais aos dos mais recentes Pixel, lançados ainda em 2023. Com esta confirmação de Won-Joon Choi, pode haver um dilema no horizonte da marca coreana.
Por um lado, a Samsung tem esta “parceria” com a Google para usar as funcionalidades do Gemini; por outro, tem um assistente de voz que pode (e vai) receber capacidades de IA, o que torna o Gemini um concorrente directo. Esta decisão também pode ter que ver com o facto de a Apple estar em negociações com a Google, para levar o Gemini para o iOS.
«Acredito que temos de redefinir o papel do Bixby, para que possa ser equipado com IA generativa. Precisa de ser mais inteligente e capaz de conversar de forma mais natural», acrescentou Won-Joon Choi. Lembre-se que, recentemente, a Samsung confirmou que as funcionalidades de IA do Galaxy S24 foram alargadas a mais smartphones, com a versão 6.1 do One UI.