Neste momento, a norma PCI Express mais rápida em produtos informáticos para o mercado de consumo é a PCI Express 5.0, que oferece uma largura de banda bidireccional máxima de 128 GB por segundo nas ligações 16X. Esta já é uma velocidade bastante séria, mas parece lenta se a compararmos com a PCI Express 7.0 que, nas mesmas ligações, consegue atingir os 512 GB por segundo. A mais recente versão da norma (v0.5) acaba de ser distribuída aos membros do PCI-SIG (PCI Special Interest Group), o que indica que muito provavelmente vai ser finalizada no próximo ano.
Se parece que a indústria vai saltar directamente para o PCI Express 7.0 sem passar pela versão 6.0 é apenas impressão. A PCIe 6.0 foi finalizada em Junho de 2022 e o desenvolvimento de novos produtos, principalmente CPU, que suportem esta norma demora mais uns anos. Depois, os fabricantes de periféricos, como SSD, demoram ainda mais um pouco a desenvolver os seus produtos para tirarem partido do aumento da largura de banda.
Os primeiros produtos PCIe 6.0 devem chegar ao mercado em finais deste ano ou no início de 2025. O barramento PCI Express 6.0 disponibiliza uma largura de banda de 256 GB por segundo bidireccionais em ligações 16X, mas o PCIe 7.0 consegue o dobro.
De acordo com o comunicado do PCI-SIG:
“A tecnologia PCIe 7.0 tem o objectivo de ser uma solução de interligação escalável para os mercados em que é necessário processar grandes quantidades de dados como os da Ethernet 800G, inteligência artificial, machine learning, centros de dados, HPC, computação quântica e cloud. À medida que que a tecnologia PCIe continua a evoluir para responder às necessidades de largura de banda destas aplicações, a arquitectura PCIe 7.0 foca-se nos parâmetros dos canais, alcance e na melhoria da eficiência energética.”
A norma PCIe 6.0 é a primeira a usar sinais PAM4 (Pulse Amplitude Modulation com 4 níveis de voltagem). Este método de modulação do sinal permite codificar mais informação usando a mesma taxa de transferência. Segundo a documentação do PCI-SIG, a norma PCIe 7.0 continua a usar PAM4, mas com o dobro da velocidade de relógio.
Embora a PCIe 7.0 deva ser finalizada em 2025, os primeiros dispositivos só devem começar a ser comercializados em 2027.