A tecnologia ray trace foi a última grande novidade a chegar às placas gráficas modernas, mas será mesmo necessário ter um GPU para conseguir obter imagens com ray trace? Sim, se quiser usar software com aplicações práticas, mas um youtuber, chamado Nanochess, conseguiu criar uma demonstração gráfica denominada ‘Boot Sector Ray Trace’, que mostra objectos reflexos em ray trace que funciona em máquinas tão antigas qunato um um Pentium Pro da Intel, lançado em 1995. O espaço total que demonstração ocupa é de apenas 483 bytes.
A ‘Boot Sector Ray Trace’ é uma demonstração simples que mostra uma câmara a passar entre duas esferas que reflectem o que as rodeia. Na demonstração, as cores do “céu” são reflectidas nas esferas e os próprios objectos são reflectidos um pelo outro. Esta animação é calculada em tempo real, por isso a velocidade dependem exclusivamente do desempenho do hardware em que esteiver a ser executada.
O efeito demonstrado é apenas de reflexão em ray tarce. Nos gráficos que não recorrem a ray trace, rasterizados, apenas podem mostrar reflexões baseadas na informação que já está disponível no ecrã. Esta limitação pode ser ultrapassada através da inclusão de mais objectos, como é habitual nos videojogos. No entanto, 483 bytes não dão muito espaço para incluir muitas mais coisas na cena.
A demonstração está disponível gratuitamente no GutHub e deve ser usada apenas em hardware antigo ou em máquinas virtuais. No vídeo, a demonstração está a ser executada num Macbook Air através de uma máquina virtual Windows XP criada com o VirtualBox.
Nanochess já publicou outros projectos, como emulador de 8088, alguns programas de Xadrez e vários jogos para computadores MSX, consolas da Atari e PC antigos.
A demonstração Boot Sector Ray Tracer foi inspirada pela demo ‘RayTrace Movie’ para máquinas de 8 bits da Atari. Mas o aspecto final desta demonstração assemlha-se mais à demonstração ‘Amiga Juggler’.