A recente entrada do hardware da Google em Portugal trouxe, com os smartphones, o relógio inteligente Pixel Watch 2 que, além das habituais funcionalidades viradas para o fitness, integra muitos recursos das apps para Android. Este modelo tem um mostrador redondo com um ecrã AMOLED, uma caixa com uma coroa (que também serve de botão) e mais um segundo botão. Através da coroa, podemos aceder às apps instaladas no relógio, enquanto com o botão acedemos rapidamente às aplicações usadas recentemente.
O design do Pixel Watch 2 é muito agradável, com a cobertura de vidro do ecrã a curvar para os rebordos da caixa, o que lhe dá um aspecto bastante sofisticado. O único problema é parecer pequeno demais, principalmente nos pulsos masculinos, o que lhe dá um aspecto estranho. A bracelete tem um método de fecho semelhante ao do Apple Watch, embora o sistema que a prende ao relógio seja diferente.
O software é intuitivo e a grande parte das apps mais conhecidas funcionam com o relógio, como o Whatsapp ou, como não podia deixar de ser, o Google Wallet, que permite fazer pagamentos contactless com o relógio. Do lado do fitness, a herança da Fitbit é pesada e todas as funcionalidades relacionadas estão ligadas à app desta, agora, “submarca” da Google. O problema é que, ao contrário de outros relógios inteligentes (praticamente todos os que importam), algumas funcionalidades avançadas são pagas e a assinatura do Fitbit Premium custa cerca de sete euros por mês. O Pixel Watch oferece algumas funções interessantes como a detecção de quedas, ECG e verificação constante da saturação de oxigénio no sangue, mas, como já foi mencionado, para ver o aspecto geral do nosso estado de saúde, temos de pagar. Se usarmos o Pixel Watch 2 como vem de fábrica, a bateria dura menos de um dia. Para evitar isto, há que desligar a funcionalidade ‘always on’ do ecrã e outras opções para que a bateria dure, pelo menos, um dia e meio.
O sistema de carregamento, feito através de uma base com quatro pinos e ímanes, não é o melhor do mundo, até porque, actualmente, o carregamento por indução é o padrão da indústria, principalmente quando se fala em relógio desta gama de preços.
Distribuidor: Google
Preço: €399