Depois de anunciar o início da distribuição da actualização Moment 5 para o Windows 11, a Microsoft revelou uma nova funcionalidade que, para já, só está disponível para os utilizadores que participam no programa de teste Windows Insider. Há meses, a empresa já tinha dado algumas pistas sobre a existência desta funcionalidade noutras versões de teste do Windows, mas agora é oficial: será possível usar um smartphone Android como webcam no Windows 11.
As câmaras dos computadores portáteis já oferecem imagens de boa qualidade, mas ainda estão muitos passos atrás quando comparadas com as dos smartphones Android, até dos mais baratos. Por isso, quem quiser usar uma webcam melhor que a que tem no computador tem duas hipóteses: ou compra uma câmara externa ou compra um programa para transformar o smartphone numa webcam. Com esta actualização, qualquer smartphone Android vai poder ser também uma webcam sem necessidade de se comprar software extra.
Esta nova funcionalidade permite a ligação dos smartphones aos PC para obter imagens com mais qualidade, ter a possibilidade de alternar entre câmaras, colocar o stream em pausa e aplicar efeitos. Para além disto, não é necessário usar quaisquer cabos, porque tudo funciona através de Wi-Fi. Quando se usa um telefone como webcam, o Windows 11 mostra uma barra de ferramentas especial que contém opções para alternar entre as câmaras, colocar o vídeo em pausa e ligar a funcionalidade HDR, entre outras funcionalidades. Também é possível verificar o estado da bateria do dispositivo.
Se quiser experimentar usar o seu smartphone Android como câmara no Windows, actualize a aplicação Vinculo ao Telemóvel para a versão 1.24012 ou posterior. O smartphone deve ter a versão 9 do Android ou posterior. Depois, aceda às definições do Windows, clique em ‘Bluetooth e dispositivos’ na coluna da esquerda e permita o acesso do computador ao smartphone. Depois, o Windows vai pedir-lhe para instalar uma actualização para o módulo ‘Cross Device Experience’.