O browser Chrome já oferece uma funcionalidade chamada ‘Navegação Segura’ há já bastante tempo e ontem a empresa anunciou uma alteração à versão padrão desta funcionalidade que oferece uma melhor protecção aos utilizadores contra sites web maliciosos.
Num artigo publicado no blogue da empresa, a Google diz que, até agora, a versão padrão da ‘Navegação Segura’ guardava uma lista de sites hostis no computador ou dispositivo móvel. A lista era actualizada a cada 30 ou 60 minutos. No entanto, a Google descobriu que estes sites maliciosos só funcionam menos de 10 minutos em média.
A alteração feita agora quer dizer que os browsers vão receber as actualizações em tempo real. Segundo a Google, esta mudança pode reduzir a actividade dos sites maliciosos em até 25% comparando com o método anterior.
A empresa também diz que esta alteração inclui “encriptação e outras técnicas de melhoramento da privacidade para assegurar que ninguém, até a Google, sabe que sites são visitados.” A empresa publicou um outro artigo no Google Online Security Blog que oferece informações técnicas sobre o funcionamento do novo método de detecção de site maliciosos.
Esta alteração já chegou às versões do Chrome para computador e iOS. Os dispositivos Android devem recebê-la ainda durante o mês de Março.
A Google também anunciou que a funcionalidade de verificação de passwords do Chrome para iOS foi melhorada. Não só alerta os utilizadores se estiverem a usar passwords que tenham sido roubadas, como também os avisa quando uma ou mais passwords tenha sido duplicada ou considerada fraca.