Apple e Google podem, à primeira vista, parecer as maiores concorrentes, mas quando se trata de negócios, as rivalidades são postas de parte. Segundo o Bloomberg, as duas empresas estarão a tentar chegar a um acordo para que o Gemini seja o modelo de IA das novas funcionalidades do iOS.
Lembre-se que a nova versão do sistema operativo do iPhone e iPad deverá ser a que vai trazer recursos de inteligência artificial para os dispositivos móveis da Apple, centrados na Siri; entre as possíveis novas ferramentas de IA, estarão a capacidade de sugerir respostas a mensagens, gerar texto, imagens e criar Shortcuts com prompts de voz.
Se o Gemini chegar mesmo ao iOS, a Google acabará por reforçar a sua posição no ecossistema da maçã, uma vez que já é o motor de busca padrão no Safari. «A Apple quer garantir o licenciamento da tecnologia de IA da Google para introduzir recursos alimentados por IA no iOS, ainda este ano», escreve o Bloomberg.
O mesmo site diz ainda que a Apple também esteve em «conversações com a Open AI para usar modelos GPT» no seu sistema operativo. Recentemente, a empresa liderada por Tim Cook comprou a Darwin AI, uma empresa canadiana que tem desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para usar em ambiente de fábrica.