A Apple está a planear mudanças na forma como opera nos países do espaço da União Europeia para permitir a distribuição de aplicações para dispositivos móveis iOS directamente a partir de sites web. De acordo com a Apple, a nova funcionalidade vai ser disponibilizada através de uma actualização de software “nesta primavera”, mas os distribuidores dessas aplicações vão ter de cumprir um conjunto de regras apertadas.
Embora a Apple esteja obrigada pela UE a liberalizar a distribuição de apps para iOS, vão ser definidos várias funcionalidades para tentar garantir a segurança dos utilizadores: os programadores têm de usar o ecossistema Apple no desenvolvimento, a aplicações distribuídas através do sistema Web Distribution têm requisitos de validação da identidade dos responsáveis para proteger a integridade da plataforma e só podem ser instaladas a partir de um site que esteja num domínio que tenha sido registado na App Store Connect.
Do lado do utilizador, para instalar apps a partir de um site na UE, os utilizadores têm de dar permissão explícita ao responsável pelo software no seu dispositivo e antes de a aplicação ser instalada, é mostrado um ecrã com a informação que os responsáveis pela app enviaram à Apple durante o processo de aprovação. Essa informação inclui: o nome da app, o nome do responsável, descrição da app, screenshots e limitações de utilização por idade.
A Apple só vai aprovar a distribuição de apps através da web depois de os programadores cumpram um conjunto de requisitos;
Estar inscritos no Apple Developer Program sob a forma de uma organização com residência fiscal da União Europeia (ou uma sucursal europeia de uma empresa de fora da UE que esteja registada na Apple Store Connect).
Ser um membro do Apple Developer Program com boa reputação há dois anos seguidos ou mais e ter uma app que tenha sido instalada mais de um milhão de vezes em dispositivos iOS no espaço europeu no ano anterior.
Apenas oferecer apps que estejam na conta de programador associada ao domínio.
Responder rapidamente às comunicações da Apple que tenham a ver com a distribuição das apps através da Web, principalmente as que digam respeito a comportamentos fraudulentos, maliciosos ou ilegais e também sobre qualquer outro assunto que a Apple pense que possa impactar a segurança ou a privacidade dos utilizadores.
Publicar as políticas de recolha de dados de uma forma transparente e oferecer controlo aos utilizadores sobre a forma como os dados são recolhidos e usados.
Cumprir as leis das jurisdições onde a organização opere.
Responsabilizar-se pela gestão dos pedidos governamentais ou outros para a remoção de aplicações.
A regra que menciona “boa reputação” pode excluir a Epic Games que tem tido muitos problemas com a Apple. Mas a empresa espera conseguir ter uma loja para jogos iOS na Europa em breve.
Actualmente, nos países europeus, a Apple já permite a distribuição de aplicações através de outras lojas para além da da Apple, mas se essas apps ultrapassarem 1 milhão de instalações por ano, os responsáveis têm de pagar 50 cêntimos de euro para cada instalação e actualização adicionais. Isto também acontece na instalação de apps através da web. Apenas as organizações sem fins lucrativos, alguns estabelecimentos de ensino e entidades governamentais estão isentas do pagamento da Core Technology Fee.