A Solid State Disks Ltd (SSDL) acaba de lançar um novo produto dirigido a quem que não pode, ou não quer, deixar de usar armazenamento SCSI. Chama-se SCSIFlash-Fast e é um adaptador de 3,5 polegadas que pode substituir uma drive SCSI com ligações de 68 ou 80 pinos sem a necessidade de fazer quaisquer alterações ao sistemas que os vão receber. Segundo a empresa, esta solução tem a vantagem de permitir a substituição directa, oferece velocidades de transferência que podem chegar aos 80 MB por segundo, menos ruído, menos consumo energético, permite escolher entre cartões de memória Compact Flash ou SSD M.2 e oferece ainda uma ligação Ethernet opcional.
Apesar de ser um tipo de ligação que já não é usado em computadores pessoais modernos, a norma SCSI, ou Small Computer System Interface, ainda é usada em algumas aplicações industriais, de defesa, telecomunicações e médicas. Mas as drives de substituição estão a ficar cada vez mais difíceis de encontrar porque já não há quem fabrique este hardware.
De acordo com a Solid State Disks Ltd (SSDL), o SCSIFlash-Fast é um upgrade ou substituto para qualquer drive SCSI e pode ser configurado para replicar exactamente a drive SCSI original e assim evitar quaisquer alterações ao sistema onde vai ser instalado. O SCSIFlash-Fast pode ser usado nos modos SASI, SCSI-1, SCSI-2 ou Ultra3 e sectores com 256, 512, 768, 1024, 2048 ou 4096 bytes.
O firmware do adaptador pode ser actualizado através de uma ligação USB e a empresa disponibiliza também um adaptador de rede Ethernet opcional que pode ser usado em tarefas como cópias de segurança e reinicializar o sistema.