O estúdio espanhol Sons of a Bit, um premiado estúdio espanhol de videojogos fundado em 2013, inicialmente centrado em desenvolvimentos para terceiros (entre os seus clientes conta-se a Rovio, criadora do mundialmente famoso “Angry Birds”).
Em 2019, o estúdio mudou o seu modelo de negócio para desenvolver os seus próprios produtos, atualizando e especificando a sua missão: “Desenvolver videojogos que permitam aos jogadores expressarem-se de forma criativa”.
A partir desta premissa, nasceu Kluest: o Metaverso espanhol com maior projeção internacional da atualidade, onde qualquer pessoa pode criar, partilhar, rentabilizar e viver os seus próprios universos de Realidade Aumentada em qualquer momento e em qualquer lugar. Está preparando o lançamento em Portugal do seu novo projeto, Kluest.
Esta aplicação para dispositivos móveis utiliza realidade aumentada (RA) e geolocalização para criar experiências de jogo e outras que ocorrem no mundo real. Qualquer pessoa, sem necessidade de conhecimentos técnicos ou habilidades artísticas, pode criar as suas próprias experiências (caças ao tesouro, rotas turísticas, galerias de arte, gincanas, jogos de role-playing) ou jogar as criações da comunidade.
Graças ao Kluest, as nossas ruas e cidades serão preenchidas com inimigos para derrotar, missões para cumprir e enigmas para resolver. O Kluest é atualmente o metaverso móvel número 1 na App Store espanhola e tem mais de 2000 experiências criadas pelos utilizadores da plataforma.
Quando chega o Kluest a Portugal?
No dia 31 de janeiro de 2024, o Kluest abrirá os seus serviços em Portugal, incluindo novas funcionalidades e uma tradução completa para português para torná-lo ainda mais acessível a todos.
Todos os utilizadores que estiverem interessados em experimentar o Kluest o mais rápido possível.
O Kluest é gratuito para descarregar, Baixa Kluest que não há custos para os utilizadores jogarem e criarem. Com o editor Kluest, que utiliza módulos visuais, a imaginação do utilizador é o único limite. Medieval, Presente, Futuro e muitos mais.
Escolha a atmosfera que quiser usar na sua experiência, ou combine todas para criar experiências únicas e surpreender outros utilizadores! Muito em breve, a equipa irá disponibilizar funcionalidades para os criadores de conteúdos monetizarem as suas criações, para que criar não seja apenas divertido, mas também se torne numa fonte de rendimento.
A Sons of a Bit também está a trabalhar no modo online para que os jogadores possam jogar as aventuras com os seus amigos, de forma competitiva ou cooperativa. Ambas as funcionalidades estarão disponíveis nos próximos meses.
Mais sobre o Kluest
A aplicação combina aventura, arte, comércio e vida social. Assim, os utilizadores podem viver aventuras, criar experiências narrativas, expor em galerias de arte, gerar publicidade imersiva, concertos ou mercados, entre outros.
“É fácil criar e consumir este tipo de conteúdo e colocá-lo no mundo real, podendo, por exemplo, chegar a uma nova cidade e ter um guia turístico holográfico disponível em todas as línguas, ou no caso de um artista que queira publicar ou expor o seu trabalho em Times Square, cobrar uma taxa de entrada, ou realizar caças ao tesouro patrocinadas por grandes marcas”, explica o CEO.
Se quiser saber mais sobre o Kluest, pode visitar www.kluest.com ou assistir ao último trailer do Kluest no seguinte link: https://youtu.be/UlZ8JzWIZ9A
Aproveite para não ficar por fora do jogo que vai ser um sucesso no mundo inteiro.