O canal de YouTube Moore’s Law is Dead fez eco de um leak que dá conta que a Sony estará a desenvolver uma nova consola portátil. No mesmo vídeo, também se fala numa possível PS5 Pro.
Segundo esta fonte, esta consola (que o canal apelida de ‘PS Vita 2’) vai ter uma APU AMD personalizada para a Sony (ou seja, uma unidade de processamento acelerado, que reúne um CPU e uma GPU no mesmo chip) e 18 CU (unidades computacionais, um termo que a AMD usa para chamar a um agrupamento de núcleos nas suas GPU).
Isto servirá para manter a compatibilidade com os jogos de PS4, enquanto um ‘patch’ especial estará a ser testado para garantir que os jogos de PS5 também podem ser usados nesta ‘PS Vita 2’. No mesmo leak, refere-se o facto de que a GPU tenha 1,8 GHz, devido à velocidade variável de relógio da PS5 (variable clock speeds).
No entanto, o Moore’s Law is Dead faz questão de sublinhar que tudo isto estará ainda em testes e que algumas destas soluções podem não resultar num conceito de compatibilidade com jogos PS4 e PS5: «Serão precisos muitos testes prévios e patches, para que os jogos não corram a resoluções mais baixas».
Uma das teorias avançadas pelo canal de YouTube é a de que esta consola será lançada «daqui a muitos anos» e em paralelo com numa futura PS6 (o Moore’s Law is Dead chama-lhe ‘PlayStation 6 Family’) como uma «alternativa menos potente, mas portátil, para o mercado japonês».
Neste vídeo, o Moore’s Law is Dead faça ainda num leak da PS5 Pro, uma consola que deve sair no final de 2024. Entre as specs descritas estão um processador AMD Zen octa-core, 56 a 60 CU e 16 GB de memória GDDR6 a 18Gbps.
Lembre-se que, recentemente, a Sony lançou uma plataforma portátil, o PS Portal, que apenas serve para jogar, à distância, títulos que estejam numa PS5. O currículo da marca nesta área conta ainda com a PS Portable (2004 a 2014) e a PS Vita (2011 a 2019).