A Asus apresentou hoje, em Lisboa, num novo computador da “linhagem” Duo, ou seja, da gama de laptops que inclui dois ecrãs. Contudo, este novo modelo abandona o conceito de juntar um ecrã que apenas ocupava uma parte da zona tradicionalmente dedicada ao teclado.
Agora, o Zenbook Duo de 2024 (UX8406) tem dois ecrãs OLED 3K tácteis de catorze polegadas (até 120 Hz): um está onde seria de esperar, enquanto o outro assume o painel onde deveria estar o teclado. Este componente deixa, assim, de ser fixo e torna-se destacável (colocado sobre o “segundo ecrã”), com ligação via Bluetooth.
Desta forma, o conceito acaba por ser mais inspirado no Zenbook 17 Fold OLED, que a marca de Taiwan anunciou em Janeiro de 2022 e que tivemos oportunidade de testar em Novembro do mesmo ano, quando chegou ao mercado nacional.
Contudo, neste novo modelo o ecrã não é dobrável, como nos smartphones, apesar de ser inspirado nesta “fórmula” – aliás, segundo a Asus, o Zenbook 17 Fold OLED não teve sucessor por duas razões: o preço elevado (3999 euros) e a resistência/qualidade do ecrã, em plástico, como é natural acontecer neste tipo de dispositivos.
Assim, o que temos são dois ecrãs distintos, mas que se podem “juntar” para mostrar a mesma imagem na totalidade (embora aqui haja a dobra e as molduras de cada um a fazer a divisão e a fazer “ruído” no display); ser espelhados para termos a mesma interface nos dois ecrãs; ou mostrar janelas diferentes, como se tivéssemos um segundo monitor. A dimensão total dos ecrãs é de 19,8 polegadas.
O Zenbook DUO de 2024 tem um processador Intel Core Ultra 9 185H, gráficos Intel Arc, 32 GB de memória, 2 TB de armazenamento SSD e uma bateria que a Asus diz ter uma autonomia de oito horas. Este portátil entra Sexta-Feira (1 de Março) em pré-venda e chega às lojas a meio de Março; o preço é de 2499,99 euros.