Na semana passada, a Microsoft lançou a Insider Preview Build 26052 do Windows 11 nos canais Canary e Dev do programa de testes de software Windows Insider que traz várias novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial. Uma destas funcionalidades é a ‘Speak for me’ que permite aos utilizadores criarem os seus próprios avatares de voz para comunicarem com outras pessoas durante videochamadas. Mas esta versão do Windows 11 também traz uma funcionalidade de IA interessante que não foi revelada nas notas de lançamento.
Esta funcionalidade foi encontrada por um utilizador que usa o handle @PhantomOfEarth na rede social X e chama-se ‘Automatic Super Resolution’. Usa inteligência artificial para fazer upscaling (melhoramento de imagem através do aumento artificial da quantidade de píxeis) de vídeos para se conseguir obter imagens mais suaves e com mais detalhe. No entanto, ao contrário de outras funcionalidades deste tipo que já estão disponíveis, a da Microsoft vai poder ser usada em qualquer aplicação do Windows, incluindo as que não tenham nada a ver com vídeo ou jogos.
Version 24H2 will have an AI “Super Resolution” feature, as previous reports mentioned. Here are some settings for it in Graphics settings – a default toggle and per-app options. (26052) pic.twitter.com/fI9t4ksTWH
— PhantomOcean3 ☃️ (@PhantomOfEarth) February 10, 2024
Neste momento, a ‘Automatic Super Resolution’ não está ligada por defeito, mas é possível ligá-la através da mais recente versão da ViveTool. Para o fazer, descarregue o software a partir do GitHub, extraia os ficheiros para uma pasta, abra uma Linha de Comando com privilégios de administrador, aceda à pasta para onde extraiu os ficheiros e insira o comando seguinte e prima a tecla enter:
vivetool /enable /id:39695921 /variant:3
De seguida, reinicie o computador.
Assim que o computador arrancar, a ‘Automatic Super Resolution’ vai ficar disponível nas ‘Definições’, ‘Ecrã’ e ‘Gráficos’. Depois é só ligá-la usando o interruptor.
O termo ‘Super Resolution’ não deve ser estranho a quem já usa placas gráficas com GPU Nvidia, AMD ou Intel. De uma forma geral, esta funcionalidade usa machine learning para melhorar os detalhes e fazer upscale de fotos e de vídeos sem quaisquer perdas de informação.
Devido a não ser mencionada nas notas de lançamento desta versão de testes do Windows 11, não se sabe como é que esta funcionalidade trabalha, mas circulam rumores de que, quando for lançada, só funcionará em computadores que tenham um processador neural (NPU) integrado. Para já, não mais informação oficiosa ou oficial da Microsoft.