O projecto PowerToys foi criado pela Microsoft pouco tempo depois do lançamento do Windows 95 com o objectivo de dar aos utilizadores mais funcionalidades que o próprio sistema operativo oferecia. Algum tempo mais tarde, algumas dessas funcionalidades foram acrescentadas ao sistema operativo, como por exemplo o utilitário que dava aos utilizadores a possibilidade de alterarem a resolução da imagem do monitor. Os PowerToys mais recentes (lançados em 2019) têm exactamente o mesmo objectivo que os originais e agora um utilitário que faz parte da nova versão está prestes a ser integrado directamente no Windows 11.
A Build 26058 do Windows 11, ainda em testes, acrescenta uma nova funcionalidade de acessibilidade que permite transformar o apontador do rato numa mira gigante que facilita o seu manuseamento por pessoas com dificuldades de visão. Tal como noutras funcionalidades deste tipo no Windows 11, a ligação desta não é complicada, basta premir a combinação de tecla Windows+CTRL+X.
Se for necessário, pode aceder às ‘Definições’ do Windows para personalizar as cores da mira. É possível escolher de entre as cores predefinidas ou criar uma cor personalizada. Para o fazer, aceda a ‘Definições’, ‘Acessibilidade’, ‘Ponteiro do rato e toque’ e, por fim, ‘Indicador de toque’.
A mira deve chegar com a versão 24H2 do Windows 11 cujo lançamento já foi confirmado para a segunda metade deste ano. No entanto, se a quiser usar já, é só descarregar e instalar os PowerToys a partir da Microsoft Store e ligar essa funcionalidade na secção ‘Utilitários do rato’.