Ao contrário das mais recentes máquinas de café que passaram pela PCGuia, esta Delta Q não tem uma app dedicada ou conectividade Bluetooth que a permita ligar a um smartphone; nem, tampouco, um ecrã táctil onde podemos seleccionar ou personalizar bebidas.
Ao contrário disso, é uma máquina descomplicada, com uma novidade em relação ao modelo original MiniQool: um reservatório de leite, acoplado na zona da direita, onde também está um selector para escolhermos entre um galão (mas que também pode ser usado para fazer uma meia de leite) e um cappucino. A diferença entre escolher uma e outra, está na ordem com que leite e café “caem” no copo ou chávena: se seleccionarmos o capuccino (ícone de uma chávena com espuma, no topo), primeiro é vertido o leite, em forma de espuma, e só depois o café; se rodarmos o selector para o galão (símbolo de um copo), primeiro é servido o café e só depois o leite. Pode parecer um pormenor, mas a verdade é que há uma diferença evidente ao nível de sabor entre escolher uma e outra – ter duas formas de fazer uma bebida foi, por isso, uma decisão acertada da Delta.
O tempo desde ligar a máquina até tirar o primeiro café podia ser mais curto: entre várias utilizações registámos uma média de 50 segundos. Já no caso do leite, o reservatório precisa de cerca de 20/25 segundos para ficar pronto a usar, o que consideramos uma boa marca.
Para que seja fácil usar vários tipos de copos e chávenas, a base da Delta Q Mini MilkQool é ajustável em altura, o que acaba por ser, igualmente, uma opção bastante conveniente. Nas opções de botões, é o habitual das Delta Q: bica curta, bica cheia, tisanas (pode ser usado para um chá ou para um café mais diluído), a que se junta, claro, a da bebida com leite.
Distribuidor: Delta Q
Preço: €99
01