A arquitectura Zen 4 da AMD foi lançada em Setembro de 2022 com os vários modelos de chips a serem fabricados segundo o processo de 5 nm da TSMC. Este foi um grande avanço em relação aos chips Zen 3 em que foi usado um método de 7 nm também da TSMC. Agora, a arquitectura Zen 5 está prevista para chegar no final de 2024, começaram a surgir vários rumores que indicam que a AMD pode usar o novo processo de fabrico de 3 nm ou manter o processo de 4 nm que já é usado em alguns modelos de chips Zen 4. Uma notícia publicada recentemente que cita várias fontes na China, diz que serão usados os dois métodos de fabrico para o Zen 5 e que os novos chips devem começar a ser produzidos em massa no terceiro trimestre deste ano.
O site chinês UDN publicou um artigo que mostra os planos da AMD para o fabrico de chips na TSMC este ano. Segundo este plano, os chips com arquitectura Zen 5 vão começar a ser produzidos no segundo trimestre de 2024 e que a produção em massa está prevista para acelerar no terceiro trimestre do ano. A mesma notícia indica também que a AMD escolheu o processo de fabrico de 3 nm para arquitectura principal da Zen 5, que tem o nome de código Nirvana.
No entanto, outros sites, como o Igor’s Lab dizem que a informação do UDN está errada porque os Zen 5 serão fabricados segundo o método de 4 nm. O processo de fabrico de 3 nm será usado apenas nos núcleos de baixo consumo Zen 5c que têm o nome de código Prometheus. Estes núcleos serão usados em alguns CPU Epyc em que a densidade é um factor importante.
Para além dos possíveis ganhos de desempenho, a nova geração de chips da AMD vai incluir também um NPU, um componente essencial no contexto do processamento local de tarefas relacionadas com inteligência artificial que será uma das novas funcionalidades da próxima versão do Windows.
Espera-se que surjam mais novidades em Maio quando se realizar a edição de 2024 da Computex em Taiwan.