Poucas semanas depois de ter anunciado que um paciente humano tinha recebido um implante cerebral da Neuralink, Elon Musk diz agora que essa pessoa está completamente recuperada da cirurgia e que já consegue controlar um apontador de rato num ecrã com o pensamento.
“A progressão está a ser boa e o paciente parece ter recuperado totalmente, sem quaisquer efeitos secundários de que tenhamos conhecimento. O paciente já é capaz de controlar o apontador de um rato num ecrã apenas pensando nisso”, disse Musk durante uma emissão em directo na rede social X. Musk acrescentou que os próximos passos são tentar obter o máximo de cliques no rato que o paciente consiga fazer.
Em Maio do ano passado, a Neuralink obteve uma licença da Food and Drug Administration (FDA) para começar os primeiros testes com humanos desta tecnologia que tem como objectivo criar uma interface entre o cérebro e uma máquina para tratar várias doenças neurológicas como a paralisia, cegueira entre outras. A empresa começou a receber candidaturas para estes testes em Setembro.
No final de Janeiro, Musk anunciou que o primeiro paciente a receber um implante Neuralink estava a recuperar da intervenção cirúrgica e que o implante já estava a detectar actividade cerebral. Na mesma altura, Musk disse que o primeiro modelo do implante, chamado Telepathy, ia servir inicialmente para permitir o controlo de um smartphone ou de um computador usando apenas o pensamento. O objectivo seguinte será o controlo de qualquer dispositivo electrónico.