A Overdrive USB, uma pen drive USB open-source que consegue aquecer até aos 100 graus célsius está prestes a atingir o objectivo da campanha de crowdfunding que permitirá iniciar a sua produção e distribuição. Para além de se poder autodestruir, esta pen drive tem também uma funcionalidade que esconde os dados se não for inserida no computador usando uma sequência específica.
Se a pen drive for inserida normalmente aparece no sistema como se não tivesse nada gravado, mas se for inserida e removida três vezes consecutivas funciona como é suposto.
O plano inicial para esta pen drive era que ele se autodestruísse, mas o responsável pelo projecto descobriu que o sistema de autodestruição era difícil de produzir em grandes quantidades. No entanto, tudo o que é necessário para que a drive se autodestrua está lá e pode ser usado se o utilizador assim desejar.
O sistema de autodestruição funciona através da inversão da voltagem que chega ao chip de memória flash. Isto faz com que aqueça até aos 100 graus célsius. Esta temperatura pode não destruir o chip na totalidade, mas pode servir de ponto de partida para outras funcionalidades deste tipo que podem ser desenvolvidas pelos utilizadores e colocadas dentro da caixa da drive. Apesar de ter todos os componentes para que funcione, a autodestruição está desligada de fábrica para evitar acidentes.<
Esta drive foi desenhada para jornalistas que trabalhem em ambientes hostis, peritos em segurança, hackers de hardware e para qualquer outra pessoa interessada em hardware open-source. Em alguns países está proibida a utilização de sistemas de encriptação que impeçam o acesso aos dados, computadores e sistemas de telecomunicações por “pessoas autorizadas”. É nestes sítios em que a Overdrive pode ser especialmente útil. O responsável pela Overdrive diz que ela deve ser usada em conjunto com funcionalidades de encriptação sempre que possível e não como um método substituto.
A Overdrive deve chegar às lojas em Agosto e custa 69 dólares nos Estados Unidos, se a quiser encomendar a partir de outro país terá de acrescentar 12 dólares de portes. A campanha de crowdfunding já conseguiu recolher 2922 dólares para um objectivo de 3500 e ainda faltam 24 dias para terminar.