A Peugeot apresentou, durante o seu E-Lion Day de 2024 (uma espécie de keynote como a Apple tem, por exemplo, para anunciar novidades), uma nova abordagem ao mercado, em que a principal ambição é tornar-se «líder do mercado eléctrico europeu até 2025».
O objectivo da marca francesa passa por oferecer uma «gama 100% eléctrica, a mais vasta de um construtor generalista europeu», com doze novos modelos para «todas as necessidades». Entre estes automóveis «completamente novos» estão os Peugeot E-208, E-2008, E-308, E-308 SW, E-3008, E-Partner e E-Boxer.
Esta estratégia eléctrica passa, claro, por uma grande aposta na componente tecnológica dos automóveis, centrada no i-Cockpit. Aqui, a Peugeot alinha com a grande tendência de mercado do último ano: a inteligência artificial.
A novidade será a integração do ChatGPT no computador de bordo de «toda a gama de veículos de passageiros e comerciais ligeiros». Resultado prático? «Através do assistente de voz ‘Ok, Peugeot’, torna-se num verdadeiro parceiro capaz de responder a inúmeras perguntas e pedidos sobre os mais variados tipos de temas», explica a marca.
Por exemplo, será possível receber «respostas a perguntas específicas, como referir quais os monumentos a visitar numa cidade, apresentá-los e levar os condutores até eles, num processo coordenado com o sistema de navegação».
Contudo, nem todos os mercados vão ter automóveis com este recurso de IA: vai estar apenas disponível em «cinco mercados-piloto» (a marca não especificou se Portugal é um deles) e, só depois, ter uma «implementação mais alargada», o que acontecerá a «partir do segundo semestre de 2024».
Todas as novidades anunciadas pela Peugeot no seu E-Lion Day de 2024 podem ser conhecidas, com pormenor, aqui.