A Asus apresentou o seu mais recente smartphone para jogos, o ROG Phone 8 que traz um processador topo de gama e um novo sistema de câmaras, baseado no empregue na gama Zenfone, que promete ser muito melhor que o que a Asus tem escolhido para integrar nesta gama de smartphones. O design também é completamente novo e os novos dispositivos integram um conjunto de melhorias em vários aspectos.
Especificamente, a nova câmara principal de 50 MP f/1.9 é usa um sensor Sony IMX890 mais eficiente. Um aspecto ainda mais importante é o facto de a ASUS ter incluído o mesmo estabilizador de gimbal híbrido de 6 eixos da linha Zenfone, que um modo de vídeo estabilizado a que empresa chamou “Super HyperSteady”.
A nova câmara ultra-wide de 13 MP f/2.2 beneficia de uma lente de forma livre para reduzir a distorção. A terceira câmara, a antiga macro de 5 MP, foi substituída por uma teleobjectiva 3x com 32 MP, que inclui estabilização óptica de imagem e um processo de binning de pixels (saída de 8 megapixels) para aumentar a sensibilidade. A câmara selfie tem 32 MP e tem agora um campo de visão mais amplo, passando de 73 graus para 90.
Novo design
Outra mudança significativa no ROG Phone é o design, denominado “Gen#3”. No ROG Phone 8 a Asus optou pela compactar o dispositivo através da redução das molduras (especialmente superior e inferior), a espessura do corpo (de 10,49 mm para 8,9 mm) e o peso (de 239 gr para 225 gr). Estas alterações permitiram à a empresa também certificar o ROG Phone 8 para resistência à poeira e à água IP68, uma estreia no mercado dos smartphones para jogos.
A linha ROG Phone 8 tem dois aspectos diferentes. O modelo regular apresenta um logótipo Aura RGB redesenhado na parte de trás, e vem em “Rebel Grey” ou “Phantom Black”. A versão Pro, mais premium, só está disponível em “Phantom Black”, com a principal diferença sendo a sua “AniMe Vision” um sistema de iluminação na traseira que usa 341 mini LEDs brancos. Esta de matriz de pontos permite mostrar mais de 20 animações pré-carregadas que respondem a coisas como o Modo X, chamadas recebidas, chamadas, entre outras coisas. O utilizador também pode criar as suas próprias animações personalizadas, e se encontrar um outro utilizador de ROG Phone 8 Pro, ao encostar ambos os telefones serão desbloqueadas novas animações secretas.
Por dentro
Como não poderia deixar de ser, a série ROG Phone 8 inclui as melhores opções disponíveis actualmente em termos de processador, design térmico e ecrã.
O SoC que o faz funcionar é um Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm emparelhado com um sistema de arrefecimento avançado denominado “GameCool 8”, desenhado para aumentar a eficiência térmica até 20%. Tal como nas gerações anteriores, pode ser usada também a solução de arrefecimento AeroActive Cooler X.
O ecrã usa um painel AMOLED flexível Samsung E6 com 2448 x 1080 de resolução, uma taxa de actualização máxima de 165 Hz e taxa de amostragem de toque de 720 Hz como antes, mas agora com um pico de brilho de 2500 nits (o anterior tinha 1500 nits).
Para permitir usar o sistema de refrigeração mais poderoso e foi necessário fazer alguns compromissos, como reduzir a capacidade da bateria de 6000 mAh para 5500 mAh. Por falar da bateria, o ROG Phone 8 tem carregamento rápido de 65 W e carregamento sem fios.
Áudio
Devido à redução do tamanho da moldura, o ROG Phone 8 tem agora um altifalante frontal e um outro virado para baixo em vez de dois altifalantes frontais. Um aspecto interessante, numa altura em que praticamente todos os fabricantes abandonaram a utilização de tomadas jack de 3,2 mm, a Asus incluiu uma destas tomadas.
Preços
O ROG Phone 8 Pro Edition traz 24 GB de memória RAM, 1 TB de armazenamento e custa 1549 euros.
O ROG Phone 8 Pro traz 16 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento e custa 1249 euros.
O ROG Phone 8 traz 12 Gb de memória RAM, 256 GB de armazenamento e custa 1149 euros.