Está a decorrer a primeira fase de inscrições para a edição de 2024 do programa de aceleração da Agência Espacial Europeia em Portugal, o ESA Business Incubation Centre (BIC), cuja coordenação é do Instituto Pedro Nunes, via ESA Space Solutions Portugal.
O objectivo é «apoiar empreendedores, startups, PME [até cinco anos], investigadores, estudantes e ideias de negócio» que tenha projectos que «utilizem dados e tecnologias espaciais». Como base, o BIC tem uma rede com quinze incubadoras no Continente, nos Açores e na Madeira.
Todos os projectos que sejam seleccionados para a edição de 2024 do ESA BIC recebem um «apoio financeiro de 50 mil euros» ou um investimento de «até 125 mil euros em parceria com a Portugal Ventures».
Durante as edições anteriores do ESA BIC Portugal, foram apoiadas «58 startups» que, em 2022 «geraram uma receita total de cerca de 6,2 milhões de euros e tiveram uma taxa de exportação de 60%».
As candidaturas devem ser feitas no site da ESA Space Solutions Portugal, até dia 10 de Março. As datas das próximas duas fases são 9 de Junho e 10 de Setembro.