O novo sistema de realidade aumentada da Apple, que começa a ser vendido a 2 de Fevereiro, não vai poder ser usado com uma série de aplicações de alguns dos mais usados serviços de streaming.
Netflix, YouTube e Spotify estão entre as plataformas mais recentes que recusaram o lançamento de uma app de dedicada para o Vision Pro – nenhuma deu uma justificação para esta escolha; em sentido contrário estão, por exemplo, TikTok, Disney+, HBO Max e Prime Video.
Estas quatro plataformas de streaming confirmaram o lançamento de app feitas à medida dos “óculos” da Apple. Curiosamente, o YouTube tem uma versão para um dos rivais dos Vision Pro, o Meta Quest, da Meta.
O facto de não haver aplicações dedicadas, faz com que os utilizadores dos Vision Pro tenham de recorrer às versões Web destes serviços, o que impede, os downloads de conteúdos para ver offline.
Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp (ou seja, as redes sociais da Meta) também ficam de fora do conjunto de aplicações que ficam disponíveis no lançamento dos Vision Pro, pelo que quem as queira usar, tem de recorrer ao Safari.
Para que uma app fique disponível na loja dos Vision Pro, as programadoras das mesmas têm de autorizar esta disponibilidade – aqui, há dois caminhos a seguir: ou são criadas versões específicas e dimensionadas a este sistema de mixed reality ou é feita uma transição directa da versão da app disponível para o iPad.