Fazer a transcrição e o sumário de um vídeo com recurso a IA é um dado adquirido, assim como usar texto para criar vídeos; mas, segundo a NEC, gerar texto explicativo do que está a acontecer num vídeo era uma coisa que nunca tinha sido feita.
A demonstração foi apresentada pela empresa, especialista em infra-estruturas para tecnologias de informação, e envolveu a descrição de vídeos com acidentes de automóvel – um dos resultados imediatos foi a «redução para metade do tempo de geração de relatórios de acidentes».
Em concreto, esta tecnologia envolve um «modelo Large Language de IA generativa e IA de reconhecimento de vídeo», com «mais de cem algoritmos», usado para «produzir, de forma automática, vídeos mais curtos, com texto explicativo, a partir de vídeos longos».
A empresa vai continuar a testar a tecnologia e espera disponibilizar uma «versão experimental», em Março de 2024, a «companhias de seguros de não-vida e fabricantes de automóveis». Depois, a NEC prevê que este recurso possa ser usado em mais sectores, como, por exemplo, no «apoio à criação de registos de enfermagem e cuidados».