A versão original de Mickey, tal como apareceu no primeiro filme animado com áudio em sincronia – Steamboat Willie – passou a estar disponível livre de direitos.
Isto acontece 96 anos depois de o filme ter sido lançado; contudo, este não foi o filme de estreia de Mickey. Em Maio de 1928, a personagem foi um dos protagonistas de outro pequeno filme, Plane Crazy. Contudo, como a audiência de teste não gostou da história, Walt Disney acabou por não lançar esta animação.
Em Novembro do mesmo ano, chegava, então, Steamboat Willie, que teve o sucesso oposto de Plane Crazy, tornando-se no filme do género mais popular da altura. A partir daí, o Rato Mickey tornou-se uma personagem famosa e Walt Disney lançou mais dois filmes com ele, ainda em 1928: The Gallopin’ Gaucho e The Barn Dance.
Em Março de 1929, e na sequência do êxito destes três filmes, Plane Crazy viria a ser relançado, desta vez com som. Mas o que fica para a história é mesmo o facto de Steamboat Willie ter sido o primeiro filme sonoro (como dissemos, imagens sincronizadas com o som) do Rato Mickey e a ter sucesso junto do público.
Agora, a partir de 1 de Janeiro, esta versão do rato Mickey, assim como de todas as personagens que aparecem neste filme (incluindo Minnie) deixam de estar protegidos por direitos – ou seja, qualquer pessoa pode usar a imagem em qualquer vídeo, objecto ou jogo, sem pagar à Disney.
Os resultados desta mudança não se fizeram esperar: pelo menos, dois estúdios independentes anunciaram jogos com o Mickey de Steamboat Willie, ambos disponíveis no Steam. A Nightmare Forge Games avançou com Infestation 88 e a Fumi Games, com Mouse (só sai em 2025 e não está, para já, disponível em Portugal).
Infestation 88 é um jogo de terror co-op onde assumimos um papel de um exterminador de pragas que lida com uma infestação de versões sinistras de personagens da cultura pop e de mitos urbanos; já Mouse é um shooter na primeira pessoa ao estilo film noir, que segue o estilo a preto e branco de Steamboat Willie, onde somos um detective privado.
Além destes jogos (que já estavam a ser desenvolvidos há algum tempo para serem anunciados quando a versão original de Mickey entrasse no domínio público), vai ainda haver um filme de terror (um slasher) com a mascote da Disney: Mickey’s Mousse Trap. O conceito será semelhante a Winnie the Pooh: Blood and Honey, que também só foi possível pelo facto de a personagem criada por A.A. Milne’s ter ficado livre de direitos em 2023.