Acaba de ser lançada uma actualização para a ferramenta de código aberto para testar a memória RAM Memtest86+, que traz várias novas funcionalidades e resoluções de problemas. Com esta actualização, os utilizadores podem ver as temporizações das memórias em tempo real em sistemas com CPU Intel da primeira até à décima quarta geração e ECC (Error Correction Code) preliminar em alguns modelos de processadores Ryzen da AMD. Esta é a primeira actualização em dois anos desde o lançamento da V6.
A nova V7 inclui novas funcionalidades optimizações como:
Verificação IMC em tempo real das definições da memória RAM
Compatibilidade com verificação de ECC
Compatibilidade com UART MMIO
Adicionadas opções de debugging
Correcções de problemas e optimizações
O Memtest86+ é uma das melhores ferramentas para diagnosticar e verificar a estabilidade da memória RAM dos PC. O programa pode ser usado em qualquer computador, independentemente do sistema operativo, porque é instalado numa Pen USB e o computador arranca directamente para o programa e não para o sistema operativo instalado. Esta ferramenta é de código aberto e não deve ser confundida com a MemTest86 da PassMark que é software comercial.
Devido a ser um programa muito simples de usar, os utilizadores podem perceber facilmente se um determinado módulo ou slot de memória está com problemas. Esta ferramenta também é bastante usada pelos amantes de overclocking porque permite encontrar a velocidade e voltagem perfeitas para se obter um sistema estável a funcionar acima da velocidade padrão.
O Memtest86+ necessita de arrancar a partir de uma Pen USB para conseguir aceder a todo o hardware do PC sem interferências do sistema operativo. Isto também contribui para a estabilidade do funcionamento do programa e que o Memtest86+ não interfere com o funcionamento normal do sistema quando está a testar a memória para descobrir módulos de RAM menos estáveis.
Dependendo da quantidade de memória instalada no sistema, o Memtest86+ pode demorar a completar os testes várias vezes. Pode mesmo demorar algumas horas (ou mesmo dias), dependendo do processador e da quantidade de memória instalada.
O Memtest86+ pode ser descarregado sob a forma de uma imagem ISO que depois é instalada para uma pen USB através de uma ferramenta como o Rufus e está disponível em versões de 32 ou de 64 bits.