Apesar de o ano de 2023 ter sido o pior dos últimos 10 anos no mercado dos smartphones, há um sector que cresceu muito no ano passado: o dos smartphones usados. Apesar disto, uma tendência pode limitar o crescimento a médio prazo – as pessoas estão a manter os smartphones antigos por mais tempo, muitas até demoram mais de 40 meses a mudarem para um novo dispositivo, o que, com o tempo, pode reduzir a oferta no mercado dos usados.
Ao contrário do que aconteceu no mercado mundial dos smartphones novos que, segundo os dados publicados pela IDC, encolheu 3,2% para 1,17 mil milhões de unidades vendidas tornando-o o pior ano na última década, em 2023 a venda de smartphones usados subiu 9,5% de 282,6 milhões para 309,4 milhões de unidades.
A IDC prevê que as vendas de smartphones usados vão chegar às 431 milhões de unidades em 2027 o que corresponde a uma taxa crescimento anual média de 8,8% entre 2022 e 2027. As razões apontadas pela IDC para este crescimento baseiam-se nos prazos mais longos entre lançamentos de novos dispositivos, os aumentos dos preços e os desafios macroeconómicos que criam mais resistência à compra de equipamentos novos e influenciam os consumidores a optarem por dispositivos usados.
Apesar de parecer algo positivo, a IDC diz que, embora o mercado continue a crescer, a velocidade desse crescimento será mais lenta que o previsto, principalmente porque os inventários estão ficar mais reduzidos e pelo desinteresse em gastar dinheiro por parte dos potenciais consumidores. Muitos utilizadores estão a manter os seus dispositivos durante mais de 40 meses, o que pode causar uma falta de dispositivos no mercado dos usados.
Em Abril do ano passado, dados publicados pela Counterpoint Research mostravam que os iPhones foram os mais procurados no mercado dos dispositivos usados recondicionados. O volume de vendas destes dispositivos aumentou 16% no período homólogo, fazendo com que a quota de mercado da Apple subisse para 49%. A maioria dos consumidores de dispositivos usados procuram os modelos topo de gama e premium, o que faz aumentar os preços médios destes equipamentos.