De acordo com Elon Musk, foi implantado o primeiro Neuralink num paciente humano. Aparentemente a operação foi bem-sucedida e Musk diz que o indivíduo está a “recuperar bem” um dia depois de intervenção cirúrgica.
A Neuralink é uma empresa criada por Musk que tem como objectivo a criação de interfaces entre o cérebro e computadores. A empresa começou a recrutar pacientes humanos para os primeiros testes clínicos no Outono do ano passado, depois de obter permissão por parte da FDA. Na altura, uma fonte oficial da Neuralink disse apenas pessoas quadriplégicas devido a danos na medula espinal ou com esclerose amiotrófica lateral poderiam candidatar-se para participar no estudo. A objectivo das interfaces é dar a essas pessoas a capacidade de controlarem um cursor ou um teclado usando apenas o pensamento.
The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.
Initial results show promising neuron spike detection.
— Elon Musk (@elonmusk) January 29, 2024
Musk não partilhou mais nenhuns detalhes acerca da operação ou a fase em que estão os testes clínicos. Ele disse apenas que: “os resultados iniciais mostram resultados promissores na detecção de disparos neuronais.”