Um vídeo publicado no canal de YouTube DIY Perks mostra que é possível transformar uma consola PlayStation 5 num dispositivo móvel semelhante a um tablet. No entanto, é necessário fazer alguns compromissos que mostram porque é que os dispositivos portáteis não conseguem competir directamente com as consolas de última geração.
O sucesso de dispositivos móveis para jogos, como a Nintendo Switch ou o Steam Deck, mostram que existe um mercado para consolas que permitam jogar em qualquer lugar. No entanto, as opções portáteis que permitam jogar os títulos AAA, mais exigentes em termos de hardware, são muito poucas. Por isso, Matt Perks, responsável pelo canal de YouTube DIY Perks, quis ver se era possível converter uma PlayStation 5 num dispositivo móvel.
Perks começa por notar que a motherboard da PlayStation 5 é muito pequena quando comparada com o tamanho total da consola. Apesar de ocupar relativamente pouco espaço, o tamanho da placa impossibilita a criação de uma consola com um design semelhante ao da Switch ou Steam Deck, mas é possível transformá-la num tablet.
O vídeo mostra que a consola da Sony tem de ter dimensões generosas para acomodar o sistema de arrefecimento e a fonte de alimentação. Para conseguir converter a PS5 num tablet, Perks instalou dois dissipadores de calor em cobre dos lados, instalou heat pipes feitos à medida e adicionou várias ventoinhas de pequenas dimensões. O resultado foi um dispositivo com um sistema de arrefecimento mais pequeno e eficaz que o original.
De seguida instalou um ecrã 4K OLED no outro lado do dispositivo. Mas não foi possível transformar a PlayStation 5 num verdadeiro tablet porque não foi possível encontrar uma bateria capaz de alimentar um dispositivo que consome 200 W. Em comparação, o Steam Deck consome apenas um décimo da energia da PS5 e mesmo assim a bateria dura apenas algumas horas. Por isto, o tablet PS5 necessita de uma fonte de alimentação externa para funcionar.
Ainda assim, neste formato, a consola cabe numa mochila e funciona perfeitamente em qualquer lugar, desde que haja uma tomada eléctrica. Não foi revelado quanto é que custou esta transformação, mas devido à necessidade de se construírem algumas peças de propósito deve ter custado algumas centenas de euros.