De acordo com o Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, a Apple foi a empresa que vendeu mais smartphones em 2023. Apesar de a IDC dizer que os dados ainda são preliminares e que podem ser alterados, uma segunda empresa de estudos de mercado, a Canalys, também tem dados que indicam que a Apple ficou no primeiro lugar de vendas em 2023. Segundo a IDC, a Apple vendeu 234,6 milhões de smartphones e a Samsung vendeu 226,6 milhões. Nos lugares seguintes ficaram, respectivamente a Xiaomi (145,9 milhões), Oppo (103,1 milhões) e a Transsion (94,9 milhões).
Os dados publicados pela IDC indicam que a a última vez que Samsung não ocupou o primeiro lugar de vendas foi em 2010. Nessa altura, a Apple não fazia parte da lista das cinco empresas que vendiam mais telefones. O primeiro lugar era ocupado pela Nokia, a Samsung era segunda, a LG terceira, a quarta era a ZTE e a quinta era Research in Motion, a empresa responsável pelo fabrico dos BlackBerry.
Embora a Apple tenha tido um papel de relevo na remoção da Samsung do primeiro lugar, a concorrência de outros fabricantes de dispositivos Android, como a Huawei, OnePlus, Honor, e Google também contribuiu para este desfecho. Mas, segundo a análise da Canalys, o primeiro lugar da Apple não é muito sólido principalmente devido ao crescimento de marcas como a Huawei no mercado chinês, que ameaça a posição da empresa americana. A empresa chinesa conseguiu, em 2023, contornar as sanções americanas à exportação de chip para a China e construir um chip de 7 nm em conjunto com a Semiconductor Manufacturing International Corp. (SMIC) para dar ao Mate 60 Pro a capacidade de usar redes 5G.
Embora em 2023, as vendas de smartphones tenham caído 3,2% em relação a 2022, o mercado pode estar a recuperar. A IDC indicou que as vendas subiram 8,5% no último trimestre do ano em relação ao ano anterior. Os dados da Canalys indicam um crescimento de 8% do mercado dos smrtaphones, depois de sete trimestres consecutivos de queda nas vendas.