Durante o ano passado foram surgindo notícias de que a Asus estava a desenvolver hardware para PC que usava métodos alternativos para a alimentação eléctrica. Foram mostrados alguns protótipos em várias feiras e eventos, mas nunca foi confirmado oficialmente se chegariam a ser produtos finais. Mas, na CES 2024, a Asus decidiu anunciar vários componentes topo de gama nesta nova classe a que decidiu chamar BTF ou ‘Back to the Future’.
As primeiras imagens que surgiram no ano passado foram de componentes BTF foram de hardware de gama média, incluindo uma motherboard mATX com um chipset B760 e uma placa gráfica Geforce RTX 4070. Nestes protótipos, a gráfica usa dois slots em linha, um PCI Express 16x tradicional e um outro, mais curto, para a alimentação que, em vez de ser fornecida directamente pela fonte, vem da motherboard. Mas o hardware que foi anunciado na CES não é de gama média, é de gama alta e inclui motherboards com o chipset Z790 da Intel e uma nova caixa com todos os espaços necessários para instalar este novo tipo de hardware.
A Asus anunciou o novo hardware BTF num artigo publicado no blogue da empresa, que mostra todas as opções que estão disponíveis. A empresa chama a atenção para as ligações traseiras que permitem que as ligações sejam todas feitas de um dos lados da motherboard, o que facilita bastante as ligações dos cabos.
A gama BTF é composta por duas motherboards Z790: a Maximus Z90 Hero BTF e a TUF Gaming Z790-BTF WIFI. Ambas as boards oferecem mais funcionalidades que o modelo com chipset B760 da gama TUF, graças ao chipset Z790.
Para instalar o novo hardware, a Asus também anunciou duas caixas ATX, uma em formato full tower e outra em formato mid-tower.
As novas placas gráficas incluem uma Geforce RTX 4090 ROG Matrix e uma Geforce RTX 4070 Ti Super em branco, tal como a motheboard BTF da gama mais baixa.
A Asus não indicou uma data concreta para a disponibilização e os preços do hardware BTF, mas podemos dizer com certeza que vai estar disponível em Portugal.