O Regulamento dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que entra em vigor em Março e obriga empresas como a Apple a permitir a instalação de aplicações fora das lojas oficiais, também conhecido como sideloading, mas isso não quer dizer que a empresa não possa ganhar dinheiro com isso, porque a Apple pode vir a cobrar uma comissão a quem quiser disponibilizar aplicações fora da App Store, a loja oficial.
A Apple não permitia (oficialmente) a instalação de outras aplicações para além das já vinham instaladas de fábrica no iPhone original. Mas, ao olhar para a quantidade de aplicações não oficiais desenvolvidas pela comunidade (e até para as lojas de apps privadas que forma sendo criadas) percebeu que podia ganhar mais dinheiro com a venda de aplicações numa loja oficial e assim lançou a App Store com o iPhone 3G.
Actualmente estima-se que a margem de lucro da App Store da Apple seja de 70% a 80%, por isso percebe-se porque é que a empresa lutou tanto para impedir a abertura desse negócio a terceiros. Nos Estados Unidos foi bem-sucedida, mas na União Europeia perdeu a guerra. Por isso, a partir do dia 6 de Março, a Apple será forçada a permitir a instalação de aplicações nos dispositivos iOS a partir de outras fontes para além da App Store oficial.
Segundo uma notícia publicada pelo The Wall Street Journal, a Apple está a planear cobrar uma comissão a quem quiser disponibilizar aplicações fora da App Store para minimizar as potenciais perdas de rendimento. A notícia sugere que essa comissão será justificada pelo trabalho de análise continuada de todas as aplicações por parte da Apple, mesmo as que forem descarregadas a partir de outras fontes. A forma como isso será feito não foi explicada, mas os responsáveis pelas aplicações têm de concordar com termos e condições de utilização quando descarregam e instalam as ferramentas de desenvolvimento de aplicações para iOS. Isto permite à Apple impor restrições a todos os programadores dentro do espaço europeu.
A Apple ainda não anunciou os seus planos para as mudanças que vão acontecer no mercado europeu. Mas, se este pagamento acabar por ser implementado, empresas como a Meta, Spotify e outros podem opor-se. Tanto a Meta como a Spotify são grandes nomes na App Store e já anunciaram que tinham planos para distribuir apps fora da estrutura da Apple. O Facebook está a trabalhar no Project Neon que permite aos utilizadores descarregarem aplicações directamente a partir de anúncios e o Spotify planeia remover a Apple de algumas transacções com os seus utilizadores.