Mais de dois anos depois de ter anunciado o período experimental do 5G na sua rede, a Vodafone arranca com uma nova fase em que o acesso a esta velocidade de comunicação será gratuito em todos os tarifários. Esta “aventura” da Vodafone começou em 2018, com a apresentação de um protótipo de um smartphone 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson.
Na altura, a operadora tinha definido a data limite de 31 de Janeiro de 2022 para começar a cobrar cinco euros pela utilização do 5G nos tarifários pós-pagos Red 10GB, Red Infinity, e pré-pagos You 10GB e Yorn 10GB. No entanto, esta decisão foi sucessivamente adiada e a Vodafone nunca chegou a implementar este pagamento-extra.
Em Março de 2023, a Vodafone (e também a NOS) prolongou o acesso gratuito ao 5G até final de Setembro do mesmo ano; depois, houve um novo alargamento do prazo, até 31 de Janeiro de 2024, mas já sem a decisão de cobrar pelo 5G: o resultado é o acesso gratuito a esta tecnologia de comunicação a partir de 1 de Fevereiro. Esta é ainda a data a partir da qual os tarifários da operadora sofrem um aumento de preços.
«A Vodafone congratula-se por ser a primeira operadora no mercado a iniciar uma nova etapa de desenvolvimento desta tecnologia móvel, especialmente relevante para potenciar a inovação e a competitividade, fomentando uma sociedade e uma economia mais modernas e sustentáveis», diz a operadora, em comunicado.
O 5G vai, assim, a estar disponível em todos os tarifários móveis da Vodafone, pré e pós-pagos, como, por exemplo, o Red e o Easy.
Notícia actualizada às 12:06 de 25 de Janeiro: Um dia depois, de a Vodafone anunciar esta decisão, a NOS seguiu o mesmo caminho e também vai assegurar o acesso grátis ao 5G, em todos os seus tarifários, a partir de 1 de Fevereiro.