O programa Business Abroad está em marcha: esta iniciativa anual da Startup Portugal começa já em Janeiro, com o objectivo de «apoiar a presença de startups portuguesas em grandes eventos tecnológicos globais». Esta é uma ajuda para «criar melhores condições para a sua internacionalização».
Na lista de eventos para os quais as startups se podem candidatar estão a 4YFN (Four Years From Now), a Web Summit Rio, a VivaTech, a South Summit, o Collision e a Startup Summit. As primeiras inscrições abrem para a 4YFN (até 9 de Janeiro); para todos os outros eventos, a data limite é 29 de Fevereiro.
Para garantirem um lugar, as empresas portuguesas têm de cumprir com dois critérios principais: «Um produto próprio ou solução única de software» e serem «independentes».
As startups escolhidas ficam com acesso a uma «área de exposição nas conferências, eventos paralelos de networking com investidores e players relevantes dos ecossistemas locais, consultoria das equipas da AICEP nos países de destino e sessões de pitch».
Para fazer a candidatura, os responsáveis pelas startups têm de preencher um formulário disponível no site da Startup Portugal, onde também estão todos os detalhes sobre este processo.