O Samsung Galaxy Tab S9 FE é um tablet robusto com um design semelhante ao Ultra, mas mais pequeno, já que tem um ecrã IPS de 10,9 polegadas, com cores vivas e brilhantes, mas que peca por ter apenas uma taxa de actualização de apenas 90 Hz.
As câmaras são mais singelas que as do seu “irmão mais velho”, com uma grande angular de 8 MP na traseira e uma ultra grande angular de 12 MP à frente: ambas funcionam bem em ambientes que não sejam escuros, mas a verdade é que quase ninguém usa tablets para tirar fotografias. Ao nível das videochamadas, uma utilização bem mais comum para este tipo de equipamento, a câmara frontal funciona bastante bem.
Uma das mais valias é a certificação IP68, o que significa que é à prova de poeiras e água, algo que é importante visto que o propósito de um tablet é andar de um lado para o outro. Por exemplo, isto garante que podemos ver um filme ao pé da piscina, no Verão, sem grandes preocupações. Outra das boas experiências que tivemos com o tablet da Samsung foi ao usar a S Pen, quer para escrever e depois transformar em texto, quer para desenhar ou para activar aplicações/funcionalidades através do seu botão, dependendo da configuração feita. A experiência de escrita foi mesmo a que mais nos impressionou, pois a resistência é muito semelhante a uma caneta, talvez pelos 4096 níveis de pressão.
No que respeita ao áudio, o som é providenciado por um conjunto de altifalantes estéreo com tecnologia AKG que, não sendo espectaculares, são suficientemente bons para ver séries e ver vídeos no YouTube.
Desempenho competente
Nos testes, o Galaxy Tab S9 FE foi competente, como mostram os resultados, mas fica ligeiramente aquém do Xiaomi Pad 6 que testámos também na PCGuia de Outubro e que custa menos 150 euros. O desempenho poderia ser melhor se a Samsung tivesse optado por ter um processador mais rápido e mais memória, dado que a versão testada tem apenas 6 GB. Assim, é um tablet que funciona bem para trabalhos em que não se usem aplicações muito exigentes, para quem está a estudar ou para lazer. Tal como outros dispositivos Samsung, é possível usar o Dex, que permite ter uma experiência mais ao estilo de um computador.
Ao nível da autonomia, o Tab S9 FE está bem servido, já que, com uma bateria de 8000 mAh, consegue ser utilizado durante mais tempo que outros modelos com mais capacidade. Mas é pena não trazer carregador, nem vir com quaisquer outros acessórios, excepto o cabo.
Distribuidor: Samsung
Preço: €549,90 (versão testada com Wi-Fi)
Benchmarks
- AnTuTu: 579 025
- 3D Mark Wild Life: 2975
- GeekBench 6 CPU Single: 1011
- GeekBench 6 CPU Multi: 2899
- GeekBench 6 OpenCL: 3093
- PCMark Work 3.0: 12 126
- PCMark Work 3.0 Battery: 916 minutos
Ficha Técnica
Processador: Exynos 1380
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128 GB (expansível através de cartões microSD)
Câmaras: 8 MP (traseira); 12 MP (frontal)
Ecrã: 10,9” IPS LCD, 90Hz (1440 x 2304), 249 ppi
Bateria: 8000 mAh
Dimensões: 254,3 x 165,8 x 6,5 mm
Peso: 523 gr