Uma análise da concorrência consiste em identificar aos principais concorrentes diretos e indiretos por meio de uma pesquisa para serem reconhecidas fortaleças e debilidades que se apresentem.
Toda empresa tem seus objetivos para cumprir, seja ter mais clientes, mais faturamento, mais serviços, menos despesas, etc. Entender e saber os pontos fortes e fracos das empresas concorrentes é uma ferramenta muito útil para poder melhorar o desempenho da companhia.
Vamos ver como poder aplicar essa estrategia de marketing para melhorar o negócio na empresa fazendo uma investigação da concorrência.
Como fazer uma análise de concorrência
O objetivo de este tipo de análise é poder obter uma vantagem competitiva no mercado e poder melhorar a estratégia de negócios. Sem saber como atuam os concorrentes, é muito difícil que possa ganhar novos clientes.
Os concorrentes diretos são os que vendem o mesmo produto ou serviço para o mesmo público, e os indiretos são os que vendem o mesmo produto ou serviço, mas para um público diferente. Também tem terciários ou potenciais que são as empresas que ainda não vendem o mesmo, mas sim ao mesmo público ou vendem complementos dos seus produtos ou serviços.
Dentro da análise deve ter uma descrição do mercado objetivo da empresa, detalhes do produto ou serviço que se vende, a respeito da concorrência, a participação no mercado, vendas e arrecadação atuais e projetadas, comparação de preços, análise da estratégia para redes sociais e marketing e por último, as diferenças da qualificação dos clientes.
Para poder analisar aos concorrentes tem que criar um resumo selecionando entre 5 e 10 empresas para poder fazer uma comparação com sua companhia, deve incluir concorrência direta, indireta e potencial, já que enquanto mais diversificado, mas amplo vai ser o resultado.
Após saber quais são os seus concorrentes é fazer um estudo de mercado, com investigação primaria que são informações diretamente dos clientes ou do mesmo produto / serviço e uma investigação secundaria é a informação arrecadada.
Continuar com uma comparação das funções dos produtos ou serviços com seus concorrentes, deve estar por separado função por função, isto inclui: preço, serviço oferecido, perfil dos clientes, quantidade de funções, estilo, design, facilidade de uso, tipo e quantidade de garantias, serviço de atendimento e a qualidade do produto ou serviço.
Outras caraterísticas a ter em conta numa análise competitiva
Uma boa comprativa a se fazer neste tipo de análise é a do marketing dos produtos ou serviços da concorrência, qual é o plano de cada empresa, vendo como é nas redes sociais, o conteúdo do site web, publicidade, comunicação da imprensa e os textos dos produtos/serviços.
É importante saber que história tentam contar, que valor aportam aos seus clientes, qual é a missão da empresa e a voz da marca. Também pode se tentar a identificação do objetivo demográfico para entender melhor suas táticas de marketing.
Fazer uma análise da concorrência é muito importante para poder melhorar em muitos aspectos vendo como atua as outras empresas, descobrindo os seus acertos e erros, obtendo um resultado muito satisfatório, sem dúvidas.