A Microsoft anunciou que o assistente com inteligência artificial Copilot acabou de receber a mais recente versão do modelo de AI da OpenAI, denominado GPT-4 Turbo e também o gerador de imagens através de descrições FALL-E 3, entre outras novidades. Esta actualização dos modelos de inteligência artificial vai melhorar substancialmente a funcionalidade destes serviços na altura em que o Copilot está quase a fazer um ano de vida.
A integração do modelo de linguagem de larga escala GPT-4 Turbo no Copilot vai permitir aos utilizadores usarem-no para ajudar a resolver tarefas mais complexas que estavam fora do alcance dos modelos anteriores. A versão anterior permitia a inserção de até 50 páginas de texto, a nova permite a inserção de 300. O resultado traduz-se em respostas com mais significado e precisão. Esta integração está em testes junto de alguns utilizadores e chegará ao público em geral muito em breve.
Com a integração do DALL-E 3, o chatbot é capaz de gerar imagens com mais qualidade e, acima de tudo, com mais precisão. Isto quer dizer que as imagens geradas estarão mais de acordo com aquilo que o utilizador introduziu como descrição da imagem que quer ver gerada. O novo modelo já está disponível a todos os utilizadores. Pode experimentá-lo aqui.
Outras novidades que chegaram, ou vão chegar ao Copilot, incluem uma actualização à ferramenta ‘Inline Compose’ que agora tem um menu de reescrita que permite aos utilizadores seleccionarem um bloco de texto que depois será reescrito pelo chatbot. Esta funcionalidade estará disponível em breve no browser Edge.
Uma outra novidade, dedicada especialmente aos programadores, é o ‘Code Interpreter’. A Microsoft não deu grandes detalhes acerca desta ferramenta, mas, segundo a empresa, vai possibilitar ‘análise de dados, visualização e matemática’ e também a geração de código genérico. O ‘Code Interpreter’ está em fase de testes beta e deve sair brevemente.
O Bing Search também vai ser actualizado com o GPT-4. Isto permitirá buscas com mais termos para os tópicos mais complexos e a obtenção de resultados mais optimizados. A Microsoft publicou um artigo no blogue da empresa onde explica todas estas novidades.