Uma semana depois de a AMD ter publicado o código fonte do FSR 3 no site GPUOpen, a comunidade começou a trabalhar para integrar esta funcionalidade de geração de frames em vários jogos. Para além disto, agora é possível combinar esta funcionalidade com a funcionalidade de upscaling DLSS da Nvidia.
O mod requer que os utilizadores tenham uma placa gráfica RTX da Nvidia e é compatível com todos os jogos que sejam compatíveis com a tecnologia DLSS 3. A designação DLSS 3 é substituída nos menus de configuração dos jogos.
A instalação é bastante simples e requer apenas a cópia de alguns ficheiros para a pasta onde o jogo está instalado:
A primeira coisa a fazer é assegurar que a funcionalidade de aceleração GPU scheduling (Agendamento de GPU, na versão portuguesa) do Windows está ligada. Pode fazê-lo em ‘Definições’, ‘Sistema, ‘Ecrã’, ‘Gráficos’ e ‘Alterar predifinições de gráficos’. Também tem de desligar a funcionalidade HDR.
Depois, descarregue o ficheiro comprimido e extraia os ficheiros ‘dlssg_to_fsr3_amd_is_better.dll’ e ‘dbghelp.dll’ para a pasta onde está o executável do jogo. Se tudo correr bem, quando lançar o jogo, aparece uma notificação a indicar que a instalação foi bem-sucedida. No menu de configuração dos gráficos do jogo, ligue a geração de frames e escolha entre as funcionalidades de upscaling DLSS e FRS. O autor do mod apenas experimentou a compatibilidade com o Cyberpunk 2077 e Witcher 3.
A resposta da AMD à tecnologia DLSS 3 foi lançada em Outubro com os jogos Forspoken e Immortals of Aveum. No início deste mês, chegou a Avatar: Frontiers of Pandora e a Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name. Para além destes jogos, também será adicionada compatibilidade a Cyberpunk 2077, Squad, Like a Dragon: Infinite Wealth, Starfield e a Black Myth: Wukong.
A vantagem da tecnologia FSR 3 é ser compatível com todos os GPU desde os Radeon RX 5000 e GeForce RTX 2000. A mais recente versão da tecnologia DLSS, a DLLS 3, está limitada às placas RTX da série 4000. A desvantagem, é o potencial para a criação mais artefactos na imagem que o DLSS. No entanto, este mod permite aos utilizadores com gráficas RTX 2000 e 3000 combinarem a tecnologia da AMD com o upscaling DLSS e ‘ray reconstruction’ para obterem resultados melhores.