Uma equipa do National Institute of Information and Communications Technology (NICT) no Japão, da Eindhoven University of Technology e da University of L’Aquila estabeleceram um novo recorde de velocidade de transmissão de dados através de um único cabo de fibra óptica: 22,9 petabits por segundo (Pb/s). Um pouco mais do dobro do recorde anterior, que se situava nos 10,66 Pb/s e que foi atingido este ano por uma equipa de cientistas da Technical University of Denmark e da Chalmers University of Technology de Gotemburgo na Suécia.
O novo recorde foi obtido pela combinação de novas tecnologias com Space Division Multiplexing (SDM) e Wavelength Division Multiplexing (WDM). A tecnologia SDM usa cabos de fibra com vários núcleos e outras tecnologias para conseguir trabalhar com mais de 100 canais, que depois são combinados através da tecnologia WDM.
Cada núcleo é capaz de transmitir dados com velocidades entre os 0,3 e os 0,7 PB/s. Depois de se optimizar o código, em teoria é possível chegar as 24,7 PB/s. Esta é a primeira vez que foram combinadas várias técnicas de multiplexagem, resultando num grande avanço na tecnologia de transmissão de dados.
Apesar de esta tecnologia já estar pronta para ser implementada na infra-estrutura actual, será necessário fazer grandes actualizações aos centros de telecomunicações que usem cabos de fibra óptica de muito grandes capacidades.