A feira de tecnologia que abre sempre um novo ano, a CES LAs Vegas, vai ser o palco para a Bosch mostrar uma novidade destinada ao mercado automóvel. A marca vai mostrar um SoC (system on a chip) que junta duas funções que, actualmente, estão separadas: info-entretenimento e assistência ao condutor.
Na primeira, cabem todas a aplicações que se concentram no computador de bordo de um automóvel e que nos permitem aceder a um GPS, ouvir música e ligar os smartphones, por exemplo; na segundo, estão funcionalidades de travagem automática em caso de perigo, alertas de mudança de faixa ou cruise control adaptativo.
«Os computadores centrais de veículos são o coração dos carros definidos por software. Queremos reduzir a complexidade dos sistemas electrónicos nos automóveis e, ao mesmo tempo, torná-los tão seguros quanto possível», diz Markus Heyn presidente da Bosch Mobility.
A Bosch «espera um volume de mercado de 32 mil milhões de euros até 2030, apenas para computadores de veículos destinados a infotainment e assistência ao condutor»; assim, um dos objectivo é desenvolver «ainda mais funções de condução automatizada para a estrada, inclusive para os segmentos de automóveis compactos e médios».
Este SoC será demonstrado pela primeira vez na CES Las Vegas, com integração no «novo computador de veículo da Bosch, denominado ‘Plataforma de Integração Cockpit e ADAS’».