Há já algum tempo que vários fabricantes de material de rede estão a vender dispositivos Wi-Fi 7 baseados nas especificações preliminares desta norma. Como a publicação versão final da norma foi antecipada para 2024, já há uma ideia concreta de prazos e, por isso mais fabricantes vão começar a lançar novos produtos que tiram partido das novas funcionalidades do Wi-Fi 7.
A Wi-Fi Alliance, a entidade que regula e define as normas para as rede sem fios, confirmou que a versão final da norma que rege o Wi-Fi 7 será publicada no primeiro trimestre de 2024. Esta norma promete velocidades mais altas que as que são possíveis com o Wi-Fi 6, entre outros melhoramentos.
No ano passado, a Intel e a Broadcom demonstraram que uma ligação Wi-Fi 7 (802.11be) consegue chegar aos 5 Gbps, uma velocidade significativamente mais alta que os 1,7 Gbps que são possíveis com o Wi-Fi 6. A nova norma consegue atingir estas velocidades através da alternância entre os 2,4, 5 e 6 GHz, que os dispositivos compatíveis podem usar em simultâneo.
Para além disto, o espectro do 6 GHz permite usar canais de 320 MHz, o que duplica a capacidade em relação ao Wi-Fi 6, o que é um factor importante para o aumento das velocidades.
Também se espera que as ligações Wi-Fi 7 sejam mais estáveis que as das normas anteriores. Há um equilíbrio inteligente do tráfego que permite à rede suportar mais dispositivos com mais eficiência.