A aplicação Fotografias do Windows recebeu um grande conjunto de novas funcionalidades que usam inteligência artificial com a recente actualização 23H2 do Windows 11.
As mais importantes são a possibilidade de se desfocar automaticamente os fundos e as buscas nas bibliotecas de imagem através de texto.
Neste pequeno guia mostramos-lhe como funcionam.
Desfocagem de fundos
A nova funcionalidade de desfocagem dos fundos das fotos utiliza inteligência artificial para analisar a imagem, detectar o objecto principal e desfocar o fundo automaticamente.
Para aceder a esta nova funcionalidade, carregue uma fotos para o programa e clique no botão ‘Editar’. Na zona superior do ecrã de edição está presente o botão ‘Desfocagem de fundo’, clique nesse botão.
Após alguns momentos, o programa detecta o fundo e faz uma desfocagema automática. Se quiser, pode alterá-la usando o cursor abaixo de ‘Intensidade da desfocagem’.
Se quiser, pode definir manualmente as áreas que serão desfocadas, ou excluídas do desfoque. Para o fazer, ligue o interruptor ‘Ferramenta de pincel de selecção’.
Com esta ferramenta, pode escolher o diâmetro do pincel e a sua suavidade, pode também alternar entre a ferramenta de selecção ou de .exclusão do processo de desfoque.
Quando estiver satisfeito com o resultado, clique no botão ‘Aplicar’.
Busca melhorada
Se usar a aplicação Fotografias para aceder às imagens que tem no serviço OneDrive, agora pode encontrar mais depressa o que pretender. Esta versão da aplicação inclui uma tecnologia que usa AI para melhorar a experiência de busca através da análise do conteúdo das fotografias de forma a apresentar os resultados das buscas.
Segundo a Microsoft, esta funcionalidade de busca melhorada permite detectar objectos, locais e datas.