Foi um final de Novembro bastante agitado no universo da IA: em apenas seis dias, houve despedimentos, contratações e regressos. A OpenAI e a Microsoft foram os protagonistas de uma telenovela com três episódios… para já.
Episódio 1
Sam Altman, CEO e co-fundador foi despedido pela direcção na passada Sexta-Feira (17 de Novembro), com a criadora do ChatGPT a alegar uma quebra de confiança devido à forma como Altman se dirigia ao board.
«Concluímos que não tem sido sincero na forma como comunica connosco, o que coloca em causa a sua capacidade enquanto CEO. A direcção já não tem confiança em Altman para continuar a liderar a OpenAI», escreveu a empresa em comunicado. No X, Sam Altman partilhou um post em que disse ter «adorado» o tempo em que esteve na OpenAI, em forma de despedida… que não ia durar muito.
Episódio 2
Com Altman, saía também Greg Brockman, outro co-fundador, afastado do cargo de chairman. Esta convulsão da liderança da OpenAI, provocada pelo board da empresa, resultaria na indicação de Mira Murati como CEO interina, no Sábado (18 de Novembro); poucas horas depois, era anunciado um novo CEO: Emmet Shear, fundador do Twitch.
Durante este segundo episódio, ainda houve rumores de que o regresso de Sam Altman à OpenAI estava a ser negociado, mas a Microsoft adiantou-se: menos de 48 horas depois do despedimento de Altman, Satya Nadella anunciava, no X (Domingo, 19 de Novembro), a sua contratação, juntamente com Greg Brockman, para «liderar uma «nova equipa de desenvolvimento avançado de IA».
Episódio 3
Sete dias depois de esta telenovela ter começado, chegava o terceiro episódio, com estreia no X. Num post partilhado na rede social de Elon Musk, Sam Altman anunciava o regresso à OpenAI: «Com a nova liderança e o apoio de Satya Nadella, estou ansioso para voltar e desenvolver a nossa forte parceria com a Microsoft».
O CEO da Microsoft acabaria também por dar a sua benção a este volte-face: «Sam, Greg e eu conversámos e concordámos com o facto de que têm um papel fundamental a desempenhar com a equipa de liderança da OpenAI». Sam Altman regressa, assim, à empresa que deixou durante quase uma semana, com uma posição reforçada e um board que, a partir de agora, pensará duas vezes antes de tomar decisões que possam pôr em causa a estabilidade da empresa.